Os 3 pilares do planejamento financeiro que todo médico deveria saber

Embora seja ampla a formação do médico em conhecimentos inerentes à atuação do mesmo, quando falamos em carreira, observamos o contrário.

A maioria esmagadora dos médicos não possuem conhecimento para gerir a própria carreira, pura e simplesmente porque eles não são treinados para isso.

Mas não se preocupe! Você está no maior blog sobre carreira médica do Brasil e hoje, vou lhe mostrar os 3 pilares que fundamentam o planejamento financeiro que todo médico deveria saber.

Se você não tem tempo, então crie-o!

Além da falta de conhecimento financeiro, a falta de tempo é um problema crucial na execução de qualquer planejamento.

Algumas dicas para otimizar seu tempo são:

  • Definir pequenas metas a serem cumpridas durante o dia
  • Reservar uma quantidade de tempo definida a cada tarefa
  • Escrever tudo. Definir tudo por escrito, seja em agenda ou papel.

Outra solução seria aplicar o princípio de Pareto, isto é, anotar as 10 tarefas mais importantes do dia e escolher as duas mais importantes para serem feitas imediatamente.

Separe, também, um tempo para organizar as suas finanças, semanalmente.

Este pilar é de suma importância. É através dele que aprenderemos a respeitar as regras definidas por nós mesmos, evitando a autossabotagem ou qualquer barreira que nos impeça de atingir nossos objetivos.

O que está errado?

Outro pilar poderosíssimo é dominar o seu próprio dinheiro. Você compra a prazo? Acumula cartões? Gasta mais do que ganha?

Antes de tudo, saiba exatamente onde você está. Escreva em um papel tudo aquilo que você considera anormal em suas finanças. Depois anote tudo o que você deseja obter, porém não consegue.

Entre cada evento que você julga anormal e os seus desejos, há um porquê. Pronto! Agora você tem um relatório completo sobre os seus impasses financeiros.

Aqui no blog, nós temos muitos conteúdos significativos que o ajudarão neste processo. É imprescindível que você leia os outros artigos.

O dinheiro e o futuro do médico

Investimentos são tudo! Muitas pessoas têm medo do futuro. Por quê? A principal razão é não estarem preparadas para ele.

Quando você poupa o dinheiro, você está mais seguro contra quaisquer eventualidades que venham ocorrer.

Este pilar possui 3 grandes passos:

  • Reservar um fundo de emergência (para emergências críticas)
  • Guardar dinheiro para eventuais acontecimentos (um problema grave no carro, por exemplo)
  • Guardar o dinheiro para o futuro (longo prazo)

Antes de tudo, é preciso que você defina objetivos e aprenda a tomar decisões.

O fundo de emergência e o de eventualidades devem ser administrados mensalmente. Não se esqueça deles.

Com seus objetivos e planos pessoais em mãos, calcule quanto tempo e quanto dinheiro será necessário para que eles se tornem realidade.

Você quer uma casa própria? Em quanto tempo você pode comprá-la? Quanto dinheiro você deverá juntar?

Tudo se torna mais fácil quando nós planejamos a nossa vida. Obviamente leva muito tempo, mas se você não o fizer agora, futuramente o tempo será menor e seus objetivos estarão mais distantes da realidade.

Este processo será um pouco difícil no começo, portanto, é importante que você mantenha o foco. Você só colhe aquilo que planta. O que você tem plantado?

Não é fácil mudar seus hábitos, todos sabemos disso. Também sabemos que o caminho para o sucesso requer certos sacrifícios.

Existem 2 tipos de pessoas no mundo: as que querem mudança e as que querem mudar. Qual delas é você?

Se você achou este artigo interessante, compartilhe com seus colegas e inscreva-se na lista abaixo para receber conteúdo exclusivo em seu e-mail!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *